Um dos motivos mais recorrentes de reprovação de crédito junto à Caixa Econômica Federal é não ter como comprovar renda ou não comprovar a renda da forma exigida pela instituição.
E aí nesses casos o cliente se vê obrigado a mudar de instituição financeira com taxas de juros menos atrativas ou quando isso não é possível, adia o projeto de adquirir um imóvel próprio ou ainda acaba desistindo para frustração do corretor de imóveis.
Por isso é extremamente importante, o cliente ser orientado como comprovar a renda da forma que a instituição financeira exige.
É bem verdade que hoje, muitos clientes optam por realizar o financiamento com um banco, que por vezes é o seu de relacionamento, mas não podemos esquecer de linhas de crédito como o Programa Minha Casa Minha Vida e Pró Cotista, operados, majoritariamente, pela Caixa, além dos imóveis comercializados no âmbito do Apoio a Produção, que são obrigatoriamente financiados pela Caixa, entre outras modalidades como Aquisição de Terreno e Construção, Construção em Terreno Próprio e os Adjudicados, ou seja, nem sempre o cliente tem a possibilidade de financiar pelos bancos privados.
Para comprovar a renda para financiamento de imóvel junto à Caixa Econômica Federal, você geralmente precisará dos seguintes documentos:
- Holerites ou Contracheques: Últimos três a seis meses.
- Declaração de Imposto de Renda: Última declaração autenticada.
- Extratos Bancários: Últimos três a seis meses.
- Contrato de Trabalho: Cópia do contrato atual.
- Extratos de Investimentos: Se aplicável.
- Declaração de Autônomo/Profissional Liberal: Assinada por um contador.
- Extratos de FGTS: Opcional.
- Carteira de Trabalho: Páginas de identificação e registros anteriores, se solicitado.
Sempre verifique os requisitos específicos junto ao corretor responsável pelo financiamento, pois as políticas podem variar.
Fonte: publicidadeimobiliaria.com